quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bolo especial de iogurte com sementes de papoila

Fiz esta receita no sábado passado um bocadinho adotada à minha maneira. Não é um bolo muito doce, mas é saudável e se juntarmos uma compota ao nosso gosto fica maravilhoso com um chá de jasmim ou de frutas.
Deixo-vos aqui a receita, mas como na altura não tinha sementes de papoila juntei sementes de sésamo preta (mas aconselho a usarem as de papoila pois são muito mais pequenas e não se sentem tanto no bolo).

Ingredientes:

- 1 iogurte (usei iogurte grego açucarado)
- 3 ovos
- 2 copos do iogurte de açúcar amarelo
- 2 copos do iogurte de farinha integral
- 1 copo do iogurte de farinha de trigo
- 1/2 copo do iogurte de azeite
- Raspa de um limão
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de sementes de papoila
- 1 colher de chá de fermento

Preparação:

Liga-se o forno a 200ºC para ir aquecendo. Forra-se uma forma com papel vegetal ou então unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se muito bem com pão ralado. Reserva-se.

Numa tigela juntamos a farinha o fermento e o sal e envolvemos os ingredientes. Junta-se a este a raspa de limão e as sementes de papoila, envolvendo bem.

Numa outra tigela, juntamos o iogurte, os ovos e o açúcar, mexendo muito bem até ficar cremoso. Adiciona-se a mistura anterior a esta, batendo muito bem até obter uma mistura homogénea. Juntar o azeite e continuar a misturar. Depois de todos os ingredientes bem envolvidos, coloca-se a massa na forma e leva-se ao forno até estar cozido. Deixamos arrefecer e está prontíssimo a consumir!

Adoro este bolo com compota de maçã, limão e menta! É simplesmente delicioso e muito simples de fazer!

Bom apetite!!!











 

Sem comentários:

Enviar um comentário